menu.about

about.history

about.history

A Educação Adventista vem se destacando no território nacional e mundial, focando em sua prática de ensino o desenvolvimento das múltiplas potencialidades do aluno, capacitando-o para melhor servir à sociedade, à pátria e a Deus. A referida rede de escolas está inserida na estrutura da Igreja Adventista do Sétimo Dia, como parte de sua missão, buscando promover através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, se apresentando como um sistema educacional fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

 

            Nesse contexto a Educação Adventista foi se espalhando ao redor do mundo. No Brasil a primeira escola a adotar a respectiva filosofia foi o Colégio Internacional de Curitiba em 1896, dirigido pelo então diretor Guilherme Stein Júnior, estabelecendo uma conceituada rede de ensino voltada para uma formação que valoriza os princípios morais. Hoje, a rede Adventista dispõe de um vasto conjunto de instituições que ofertam os distintos níveis de ensino, contemplando a educação básica bem como, o ensino superior. São aproximadamente 7.804 instituições no mundo, com cerca de 1.700.000 alunos e 85.000 professores.

 

Deste modo, como unidade integrante da respectiva rede, o Colégio Adventista Telêmaco Borba (CATB), teve sua implantação a partir das ações de seus pioneiros, o senhor Francisco Maria Quadrado e sua esposa, a profª Eloah Martins Quadrado, contando com o apoio do Pr. Edson Paiva e outros membros, pois sentiram que haveriam condições de se abrir uma escola cristã em Telêmaco Borba que fornecesse aos educandos uma educação integral, ou seja, a formação intelectual, física e espiritual, neste município então recém criado.

 

Portanto, em 21 de março de 1964, data da instalação da Comarca e escolhida como aniversário da cidade, na sala aos fundos da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Localizada na Avenida Paraná), onde aos sábados eram realizados os cultos, foi criada a Escola Primária Adventista de Monte Alegre (nome da então Comarca), funcionando com trinta e cinco alunos de primeiro e segundo ano escolar, sendo que as séries seguintes foram implantadas gradativamente.

 

Ao longo dos 58 anos de história, o CATB vem se desenvolvendo, tal como a própria cidade de Telêmaco Borba, pois ambas as trajetórias caminham juntas. Inúmeras adaptações físicas foram feitas visando proporcionar aos alunos que por aqui passam maior conforto, segurança e qualidade de ensino, mas, além disso, uma educação norteada por princípios cristãos que os prepara para a vida, formando cidadãos de destaque. Contamos com um grupo de alunos de diversos credos, o que demonstra a abertura da oferta de ensino à sociedade. Ao longo de mais de meio século de existência, muitas foram as gerações que tiveram suas vidas transformadas, e hoje, evidenciam-se em profissionais de destaque em nossa comunidade!

 

Ir “muito além do ensino” é o nosso compromisso com cada aluno e seus familiares! Por isso, nossa forma de educar não se limita apenas as horas de aulas, livros didáticos e currículo obrigatório, mas avançamos para práticas pedagógicas que instigam pela sistematização coletiva do conhecimento, o desenvolvimento da criatividade, da solidariedade, do afeto e da espiritualidade.

 

 Missão:

 

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos autônomos, comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus.

 

 Visão:

 

 Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

 

Níveis de Ensino oferecidos:

 

Educação Infantil (3 a 5 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio.