Colégio Adventista Telêmaco Borba

Unidade - Telêmaco Borba

Telêmaco Borba - PR

Sobre a Escola

  A Educação Adventista vem se destacando no território nacional e mundial, focando em sua prática de ensino o desenvolvimento das múltiplas potencialidades do aluno, capacitando-o para melhor servir à sociedade, à pátria e a Deus. A referida rede de escolas está inserida na estrutura da Igreja Adventista do Sétimo Dia, como parte de sua missão, buscando promover através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, se apresentando como um sistema educacional fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

 

Nesse contexto a Educação Adventista foi se espalhando ao redor do mundo. No Brasil a primeira escola a adotar a respectiva filosofia foi o Colégio Internacional de Curitiba em 1896, dirigido pelo então diretor Guilherme Stein Júnior, estabelecendo uma conceituada rede de ensino voltada para uma formação que valoriza os princípios morais. Hoje, a rede Adventista dispõe de um vasto conjunto de instituições que ofertam os distintos níveis de ensino, contemplando a educação básica bem como, o ensino superior. São aproximadamente 7.804 instituições no mundo, com cerca de 1.700.000 alunos  e 85.000 professores.

Deste modo, como unidade integrante da respectiva rede, o Colégio Adventista de Telêmaco Borba (CATB), teve sua implantação a partir das ações de seus pioneiros, o senhor Francisco Maria Quadrado e sua esposa, a profª Eloah Martins Quadrado, contando com o apoio do Pr. Edson Paiva e outros membros, pois sentiram que haveria condições de abrir uma escola cristã em Telêmaco Borba, que fornecesse aos educandos uma educação integral, ou seja, a formação intelectual, física e espiritual, neste município então recém criado.

Portanto, em 21 de março de 1964, data da instalação da Comarca e escolhida como aniversário da cidade, na sala ao fundo da Igreja, onde aos sábados eram realizados os cultos, foi criada a Escola Primária Adventista de Monte Alegre (nome da então Comarca), funcionando com trinta e cinco alunos de primeiro e segundo ano escolar, sendo que as séries seguintes foram implantadas gradativamente.

 Ao longo dos 48 anos de história, o CATB vem se desenvolvendo, tal como a própria cidade de Telêmaco Borba, uma vez que as suas trajetórias caminham juntas. Inúmeras adaptações físicas foram feitas visando proporcionar aos alunos que por aqui passam maior conforto, segurança e qualidade de ensino, mas, além disso, uma educação norteada por princípios cristãos que os prepara a vida. Contamos com um grupo atual de 541 alunos de diversos credos, o que demonstra a abertura da oferta de ensino à sociedade, além de 60 servidores nos distintos setores essenciais para o andamento do Colégio, que contempla desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Missão:

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos autônomos, comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus.

Visão:

Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.